top of page

Vasco faz clássico contra o Botafogo em Brasília

Cruzmaltino retorna aos gramados após um mês de inatividade devido à pausa para a Copa do Mundo de Clubes


Vasco e Botafogo voltam à capital nacional após 27 anos
Vasco e Botafogo voltam à capital nacional após 27 anos

Vasco e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada do Brasileirão. O clássico marca o retorno das equipes à competição após a pausa de um mês para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, realizada nos Estados Unidos.


Em seu último jogo antes da interrupção para o Mundial, o Vasco venceu a equipe do São Paulo no Morumbis por 3 a 1, conquistando os seus primeiros três pontos longe do Rio de Janeiro. O Cruzmaltino soma 13 pontos e ocupa a 13ª colocação na tabela.


Por outro lado, o Alvinegro venceu o Ceará por 3 a 2 em sua última partida pelo Brasileirão, alcançando a 8ª colocação com 18 pontos. O último jogo oficial do Botafogo foi no dia 28 de junho, quando foi eliminado nas oitavas de final da Copa ao ser derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0 na prorrogação.


Vasco:

Durante a pausa, o Vasco fez mudanças no departamento de futebol. O diretor Admar Lopes, há um mês no cargo, acertou saídas como a de Erick Marcus, vendido ao Ludogorets, e reforços como o volante Thiago Mendes. Também renovou com dois pilares da equipe: o goleiro Léo Jardim até 2030 e o meia Philippe Coutinho, que rescindiu com o Aston Villa, até junho de 2026, herdando a camisa 10 deixada por Dimitri Payet.


Dentro de campo, Fernando Diniz aproveitou os 19 dias de preparação para observar o elenco e fazer ajustes. Sem reforços, o treinador contou com os retornos de David, Estrella e Leandrinho, de volta após empréstimo ao futebol árabe. Além disso, integrou 11 jogadores da base aos treinos, e alguns deles podem ser relacionados para o clássico.


Ainda sem Thiago Mendes, a tendência é a manutenção da escalação que venceu o São Paulo. Entre os relacionados, as principais novidades são os retornos jovem meia Estrella e do atacante David, que voltam após longo período de lesão. 


Desfalques: Adson (fratura na tíbia direita) e Loide Augusto (não treinou durante a semana por problemas pessoais)


Provável escalação: Léo Jardim - Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton - Hugo Moura, Tchê Tchê e Coutinho - Nuno Moreira, Rayan e Vegetti.


Botafogo:

Eliminado pelo Palmeiras no último dia 28, na Copa do Mundo de Clubes, o Botafogo aproveitou o recesso de oito dias para se despedir de jogadores e  alterar planos para o resto do ano. Renato Paiva foi demitido após o retorno dos Estados Unidos, e Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, foi anunciado como novo treinador. Ele ainda não comandará o time neste sábado, e Cláudio Caçapa volta a assumir interinamente.


Dentro de campo, o time retorna embalado pela vitória histórica sobre o PSG. Antes da pausa, o Botafogo somou quatro vitórias e duas derrotas sob o comando de Paiva. O elenco se reapresentou na segunda-feira (07) e teve cinco dias de preparação para o clássico.


No mercado, o clube teve a baixa de dois titulares: Jair e Igor Jesus, ambos negociados com o Nottingham Forest. O volante Gregore está relacionado para a partida, mas tem negociações com o Al Rayyan. Já os reforços Christian Loor, Kaio Pantaleão, Álvaro Montoro, Joaquín Correa e Arthur Cabral chegaram antes do Mundial, através da janela especial da FIFA, e incorporam o elenco do Alvinegro para a sequência das competições.


Desfalques: Bastos e Jeffinho


Provável escalação: John - Vitinho, Kaio, Barboza e Alex Telles - Gregore, Marlon Freitas e Savarino - Artur, Santi Rodríguez (Joaquín Correa ou Cuiabano) e Arthur Cabral.



Pablo Vegetti foi o autor do gol na vitória do Vasco por 1 a 0 no Carioca (Matheus Lima/Vasco)
Pablo Vegetti foi o autor do gol na vitória do Vasco por 1 a 0 no Carioca (Matheus Lima/Vasco)

Retrospecto recente


Vasco e Botafogo têm protagonizado clássicos movimentados nos últimos anos. Desde 2023, as equipes se enfrentaram sete vezes, com o cruzmaltino levando vantagem. São quatro vitórias, um empate e apenas duas derrotas. No último encontro, pelo Campeonato Carioca, o Vasco venceu por 1 a 0 com um gol de pênalti de Pablo Vegetti, em São Januário. 


Últimos sete clássicos entre Vasco e Botafogo:

  • Vasco 1x0 Botafogo - Carioca 2025

  • Botafogo 3x0 Vasco - Brasileirão 2024

  • Vasco 1x1 Botafogo - Brasileirão 2024

  • Botafogo 2x4 Vasco - Carioca 2024

  • Vasco 1x0 Botafogo - Brasileirão 2023

  • Botafogo 2x0 Vasco - Brasileirão 2023

  • Vasco 2x0 Botafogo - Carioca 2023


Onde assistir e quem apita


A partida terá transmissão do Premiere e a arbitragem fica a cargo de Anderson Daronco (RS).





Comments


bottom of page