top of page

Vasco visita o Del Valle na altitude pela Sul-Americana

Partida é válida pelos playoffs da competição; decisão será no Rio


Vasco e Del Valle se enfrentam pela primeira vez na história
Vasco e Del Valle se enfrentam pela primeira vez na história

Vasco e Independiente Del Valle disputam a partida de ida dos playoffs da Sul-Americana nesta terça-feira, às 21h30, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, a 2.782 metros de altitude. As equipes se enfrentam pela primeira vez na história e chegam em momentos distintos para o confronto.


O Cruzmaltino retornou aos gramados no último sábado após um mês parado devido à Copa do Mundo de Clubes e não agradou o seu torcedor. A equipe de Fernando Diniz perdeu o clássico para o Botafogo por 2 a 0 no Mané Garrincha, em Brasília, com uma atuação abaixo do esperado.


O time equatoriano, por sua vez, não teve pausa durante o Mundial e vêm embalado por uma sequência de nove jogos sem derrota, com cinco vitórias e quatro empates. 


Vasco:

A trajetória do Vasco na Sul-Americana até o momento não foi convincente ao seu torcedor. De volta ao cenário continental e à competição após cinco anos, a equipe ficou em segundo lugar no Grupo G com 8 pontos, atrás somente do Lanús, da Argentina, com 12.


Foram seis partidas, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, mas nenhuma atuação saltou aos olhos. A estreia contra o Melgar foi decepcionante: o Cruzmaltino abriu 3 a 1, mas cedeu o empate. Depois, venceu o Puerto Cabello por 1 a 0 em São Januário, apesar dos gols perdidos. Contra o Lanús, empate travado em 0 a 0.


O ponto mais baixo foi o 4 a 1 para o Puerto Cabello, na Venezuela — maior derrota de um brasileiro para um time local. Na estreia de Diniz, pela quinta e penúltima rodada, o Vasco foi derrotado pelo Lanús por 1 a 0. Chegou pressionado à última rodada. Dito e feito: 3 a 0 no Melgar ainda no primeiro tempo e vaga garantida.


Para o confronto desta terça-feira contra o Del Valle, o técnico Fernando Diniz terá que fazer mudanças na equipe que perdeu para o Botafogo no último sábado. O meia Philippe Coutinho sentiu um desconforto na panturrilha esquerda e voltou ao Rio após o clássico, desfalcando o time na viagem ao Equador. Diniz também citou em coletiva que Rayan havia torcido o tornozelo na última semana de treinos — que, segundo ele, foi a pior em desempenho por conta da lesão de Adson e dos incômodos de Coutinho e Rayan. O atacante foi dúvida, mas entrou em campo e não deve ser problema na escalação.


Desfalques: Adson (fratura na tíbia direita), Loide Augusto (não treinou durante a semana por problemas pessoais) e Philippe Coutinho (preservado por incômodo na panturrilha esquerda)


Provável escalação: Léo Jardim - Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton - Hugo Moura, Tchê Tchê e Garré (Alex Teixeira) - Nuno Moreira, Rayan e Vegetti.


Independiente Del Valle:

O Del Valle se classificou para a Sul-Americana após terminar em terceiro lugar do Grupo B da Libertadores. A equipe comandada pelo espanhol Javier Rabanal teve uma campanha idêntica a do Vasco, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, somando 8 pontos e sendo eliminado apenas no saldo de gols para o Universitario, do Peru.


Apesar da eliminação, o time equatoriano vive grande fase. É líder do Campeonato Nacional com 40 pontos, está invicto há nove jogos e não perde há dois meses — a última derrota foi o 6 a 2 para o River Plate, em Buenos Aires.


Com fama de carrasco dos brasileiros, o Del Valle foi campeão da Sul-Americana em 2019 e em 2022, quando venceu o São Paulo na final. Também levou a Recopa de 2023 sobre o Flamengo, no Maracanã. Além disso, eliminou o Grêmio em 2021, goleou o próprio Flamengo por 5 a 0 em 2020 e superou o Corinthians duas vezes na Libertadores de 2023.


O artilheiro da temporada é o argentino Claudio Spinelli, com 11 gols, sendo quatro deles na Libertadores. No meio-campo, o Del Valle conta com jogadores experientes e conhecidos do torcedor brasileiro. Sornoza, camisa 10 da equipe, defendeu o rival Fluminense; Cazares se destacou com a camisa do Atlético-MG; e Méndez teve passagem recente pelo São Paulo.


Desfalques: Sem desfalques.


Provável escalação: Guido Villar - Matías Fernández, Carabajal, Richard Schunke e Cortez - Alcivar, Briones, Cazares, Darwin Guagua e Emerson Pata - Claudio Spinelli.



Vasco x LDU pela Sul-Americana de 2018 (Rafael Ribeiro/Vasco)
Vasco x LDU pela Sul-Americana de 2018 (Rafael Ribeiro/Vasco)

Retrospecto x Equador


O Vasco volta a enfrentar uma equipe equatoriana após sete anos. A última partida do Cruzmaltino foi contra a LDU, grande rival do Del Valle, também pela Sul-Americana, em 2018. 


O clube possui um bom retrospecto e tem jogos históricos contra equatorianos, como a decisão do único título da Libertadores, em 1998, contra o Barcelona de Guayaquil. 

No total são 10 partidas, com sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.


• Vasco 1x0 LDU - Sul-Americana 2018 (eliminado)

• LDU 3x1 Vasco - Sul-Americana 2018

• Vasco 2x1 Barcelona de Guayaquil - Flórida Cup 2017

• Vasco 9x1 Barcelona de Guayaquil - Amistoso 2012 (despedida do Edmundo)

• Barcelona de Guayaquil 1x2 Vasco - Libertadores 1998 (jogo do título da competição)

• Vasco 2x0 Barcelona - Libertadores 1998

• Vasco 2x0 Emelec - Copa Conmebol 1996

• Emelec 1x0 Vasco - Copa Conmebol 1996

• Vasco 2x2 Barcelona de Guayaquil - Amistoso 1960

• Vasco 1x0 Emelec - Sul-Americano de Campeões 1948


Onde assistir e quem apita


A partida terá transmissão do SBT e a arbitragem fica a cargo de Kevin Ortega, do Peru.


Comments


bottom of page