top of page
Foto do escritorEduardo Alves

Pedrinho completa 9 meses como presidente do Vasco

Ex-jogador chega a nono mês como presidente do Club de Regatas Vasco da Gama


Pedrinho, presidente do Vasco (Reprodução)

Pedrinho, presidente do Vasco, completa 9 meses desde que tomou posse do cargo como comandante máximo do clube.


De lá para cá, muita coisa mudou, especialmente na sua real função. Quando eleito, Pedrinho controlava somente aquilo que tangia ao clube associativo do Vasco. Hoje, controla a totalidade das funções no que é englobado pelo CRVG, inclusive o futebol.


Isso, pois uma de suas ações, talvez a mais acertada delas, desde que foi eleito, foi o afastamento, por meio de medida judicial, da 777 Partners do comando das ações do clube.


Com isso, o presidente ganhou plenos poderes e, desde então, controla as ações do clube dentro de fora de campo.


Recuperação financeira


Um dos focos da gestão Pedrinho tem sido a recuperação financeira do clube. A atração de investidores, o reajuste de gastos e o cuidado com a imagem da equipe no mercado têm sido prioridade desde então.


Patrocínios pontuais e a manutenção do patrocínio master, a Betfair, que assinou com o clube em acordo feito pelo antigo CEO da SAF do Vasco, Lúcio Barbosa, são alguns dos pontos que garantem uma saúde financeira melhor ao Vasco.


A busca constante por um novo investidor, conforme a iminente saída em definitivo da 777 Partners do quadro de acionistas do clube, tem sido outra temática que pauta a característica dos planos de gestão de Pedrinho.


Cuidado com a base


Outra marca forte da gestão de Pedrinho no Vasco é seu carinho com a categoria de base. O respaldo para a utilização de jogadores da categoria de base, como foram e vão sendo os casos de Estrella, JP, Leandrinho, Rayan e Lyncon, por exemplo, são uma marca desse aspecto.


Outra marca é a efetivação indireta de Rafael Paiva, treinador que comandava a equipe sub-20, como treinador da equipe principal. O cuidado com a categoria de base também fez o clube efetivar Ramón Lima como comandante do sub-20, visando não deixar o time desamparado de comando técnico.


Valorização dos esportes olímpicos


Os esportes olímpicos, muito sucateados na gestão anterior do clube associativo, voltaram a ter um cuidado especial para com eles.


O basquete teve sua base reativada, assim como um cuidado especial do presidente em acompanhar o dia a dia da equipe. O futsal voltou a estar registrado na liga nacional e recebeu um investimento. Beach soccer, futebol americano e outras modalidades também receberam investimentos.


Atenção ao futebol feminino


Outra medida pertinente foi a reorganização da gestão do futebol feminino, possibilitando o cuidado maior com a equipe e também a estruturação da categoria de base, que havia sido desativada na última temporada.


Cuidado com os setores sensíveis do clube


O cuidado em contratar um diretor de marketing, um diretor financeiro e outros profissionais que haviam suas lacunas em aberto conforme as decisões da antiga gestão é pertinente e vale a menção.


Um dos cuidados de Pedrinho foi garantir a gestão profissional do Club de Regatas Vasco da Gama.


Principais problemas


Se o panorama geral é positivo, os problemas podem ser observados também. Por ser uma gestão com poucas barreiras de comunicação, algo majoritariamente positivo, a relação entre Pedrinho, Vasco e torcida torna-se extremamente passional.


Isso condiciona que o presidente tenha atritos com torcedores e, por muitas vezes, assuma uma postura inadequada para alguém que ocupa o seu cargo.


Mais recentemente, ele protagonizou polêmica ao bloquear perfis de torcedores e páginas do clube após a eliminação na Copa do Brasil. A problemática escancarou o quão sensível às críticas ele é.


Reforma de São Januário


Talvez o grande legado da sua gestão para os próximos anos seja a reforma e reestruturação de São Januário e seu complexo esportivo. A obra, que é prevista para ter o seu início ao começo de 2025 e seu término em 2027, ano de centenário da construção do estádio, promete modernizar a casa do Cruzmaltino.


Seria o grande bem material e cultural, além de histórico, deixado pela diretoria caso ela não fosse reeleita daqui a dois anos e meio.


Vinda de Coutinho


Sem dúvidas, o grande gesto simbólico dentro de campo durante a gestão Pedrinho foi o retorno de Philippe Coutinho, meio-campista cria da base.


O jogador estava no futebol catari, mas por conta das conexões de Pedrinho antes mesmo de assumir o cargo de controle no futebol do clube, teve seu retorno sacramentado.






Kommentare


bottom of page