Andrea Radrizzani, empresário italiano, agrada diretoria do Vasco
Durante a tarde dessa quinta-feira (05), o Globo Esporte informou, por meio de matéria, que as tratativas entre o Vasco e Andrea Radrizzani avançaram ainda mais.
Segundo o veículo de informação, o perfil do italiano agrada mais à diretoria do Vasco no momento.
Outra informação divulgada pelo Globo Esporte, nessa mesma matéria, é a de que a entrevista dada por Evangelos Marinakis à Sky Sports, que foi ao ar na última quarta-feira (04), não foi bem digerida dentro de São Januário.
A quebra da cláusula de confidencialidade, que exigia sigilo completo sobre a tratativa pela compra da SAF do Vasco, incomodou a diretoria do clube.
Posteriormente, a informação foi desmentida pelo Vasco oficialmente.
Quem é Andrea Radrizzani?
Especulado como um dos possíveis compradores da SAF do Vasco, Andrea Radrizzani é um empresário italiano de 50 anos. Ele é, atualmente, dono da Sampdoria, clube italiano que disputa a segunda divisão nacional.
Ele é mandatário da equipe desde o meio de 2023, quando, alguns meses antes, havia vendido a sua parte como acionista majoritário do Leeds United, da Premier League.
Sua passagem pelo clube italiano não é das mais celebradas. Ele pegou o clube já na segunda divisão italiana e fez um investimento de 55 milhões de euros na sua primeira temporada por lá.
Na atual temporada, a equipe teve uma queda de desempenho, estando ainda pior do que estava quando Radrizzani chegou.
Uma passagem não tão boa na Inglaterra
Andrea Radrizzani comprou ações e tornou-se acionista majoritário do Leeds em 2020. Em seu ano de "estreia", conquistou o acesso para a primeira divisão nacional.
Um grande trunfo de sua gestão foi a contratação do técnico Marcelo Bielsa, que implementou não somente uma forma vencedora, mas uma forma característica e marcante de jogar ao clube.
O encanto não duraria muito. Em dois anos, Bielsa deixaria a equipe e os destaques dela, como o brasileiro Raphinha, seriam vendidos. O problema é o pós, a forma como esse dinheiro foi usado.
A gestão de Radrizzani não teve expertise para aproveitar o fluxo financeiro positivo para reforçar a equipe adequadamente e fez com que aquele momento positivo vivido anteriormente não rendesse nenhum fruto no futuro.
A situação era complicada, com uma grande parte da torcida já pedindo sua saída. A saída em si ocorreu em 2023, em momento próximo à compra da Sampdoria.
Cabe destacar que, no processo da compra da Sampdorida, o Elland Road, estádio do Leeds, foi posto como garantia para um empréstimo de um banco italiano.
Como está sua situação na compra da SAF do Vasco?
Assim como Evangelos Marinakis e qualquer outro interessado, Andrea Radrizzani negocia diretamente com a diretoria do Vasco pela compra da SAF.
Nesse momento, ocorrem trocas de documentos e entendimento da situação financeira e gestacional do clube.
Conforme divulgado na última quinta-feira (05), a dívida total do Vasco excede o bilhão. Fatores como esse influenciam ativamente nas tratativas pela compra da SAF do clube.
O desfecho para esse assunto tende a demorar.
Leia mais: Retorno de Jair anima torcedores para 2025
Comments