top of page
Foto do escritorEduardo Alves

Venda da SAF: quem é Andrea Radrizzani?

Andrea Radrizzani, empresário italiano, agrada diretoria do Vasco


Andrea Radrizzani é um empresário italiano (Reprodução)

Durante a tarde dessa quinta-feira (05), o Globo Esporte informou, por meio de matéria, que as tratativas entre o Vasco e Andrea Radrizzani avançaram ainda mais.


Segundo o veículo de informação, o perfil do italiano agrada mais à diretoria do Vasco no momento.


Outra informação divulgada pelo Globo Esporte, nessa mesma matéria, é a de que a entrevista dada por Evangelos Marinakis à Sky Sports, que foi ao ar na última quarta-feira (04), não foi bem digerida dentro de São Januário.


A quebra da cláusula de confidencialidade, que exigia sigilo completo sobre a tratativa pela compra da SAF do Vasco, incomodou a diretoria do clube.


Posteriormente, a informação foi desmentida pelo Vasco oficialmente.


Vasco se posiciona por meio de nota (Reprodução/Instagram)

Quem é Andrea Radrizzani?


Andrea Radrizzani é um dos possíveis compradores da SAF do Vasco (Reprodução)

Especulado como um dos possíveis compradores da SAF do Vasco, Andrea Radrizzani é um empresário italiano de 50 anos. Ele é, atualmente, dono da Sampdoria, clube italiano que disputa a segunda divisão nacional.


Ele é mandatário da equipe desde o meio de 2023, quando, alguns meses antes, havia vendido a sua parte como acionista majoritário do Leeds United, da Premier League.


Sua passagem pelo clube italiano não é das mais celebradas. Ele pegou o clube já na segunda divisão italiana e fez um investimento de 55 milhões de euros na sua primeira temporada por lá.


Na atual temporada, a equipe teve uma queda de desempenho, estando ainda pior do que estava quando Radrizzani chegou.


Uma passagem não tão boa na Inglaterra


Andrea Radrizzani é um dos possíveis compradores da SAF do Vasco (Reprodução)

Andrea Radrizzani comprou ações e tornou-se acionista majoritário do Leeds em 2020. Em seu ano de "estreia", conquistou o acesso para a primeira divisão nacional.


Um grande trunfo de sua gestão foi a contratação do técnico Marcelo Bielsa, que implementou não somente uma forma vencedora, mas uma forma característica e marcante de jogar ao clube.


O encanto não duraria muito. Em dois anos, Bielsa deixaria a equipe e os destaques dela, como o brasileiro Raphinha, seriam vendidos. O problema é o pós, a forma como esse dinheiro foi usado.


A gestão de Radrizzani não teve expertise para aproveitar o fluxo financeiro positivo para reforçar a equipe adequadamente e fez com que aquele momento positivo vivido anteriormente não rendesse nenhum fruto no futuro.


A situação era complicada, com uma grande parte da torcida já pedindo sua saída. A saída em si ocorreu em 2023, em momento próximo à compra da Sampdoria.


Cabe destacar que, no processo da compra da Sampdorida, o Elland Road, estádio do Leeds, foi posto como garantia para um empréstimo de um banco italiano.


Como está sua situação na compra da SAF do Vasco?


Andrea Radrizzani, empresário italiano (Reprodução)

Assim como Evangelos Marinakis e qualquer outro interessado, Andrea Radrizzani negocia diretamente com a diretoria do Vasco pela compra da SAF.


Nesse momento, ocorrem trocas de documentos e entendimento da situação financeira e gestacional do clube.


Conforme divulgado na última quinta-feira (05), a dívida total do Vasco excede o bilhão. Fatores como esse influenciam ativamente nas tratativas pela compra da SAF do clube.


O desfecho para esse assunto tende a demorar.


Comments


bottom of page